ESCOLHA SUA ATITUDE

Marcos Pontes
17/10/2007

A vida é repleta de escolhas. Temos a faculdade de decidir sobre todos os aspectos da nossa existência. Muitas vezes não nos damos conta disso. Vivemos presos a todos os tipos de pré-conceitos e exigências do dia-a-dia. Porém, atender a tudo isso é também uma escolha feita por nós.
Entre nossas escolhas está a nossa atitude. Podemos ser boas pessoas. Ver sempre o lado bom. Fazer o bem conscientemente. Evitar o mal. Amar. Escolher o amor como nosso princípio básico e responder a todos os eventos da nossa vida com ele. Certamente isso é difícil de realizar completamente na prática. Como seres humanos, temos muitas outras emoções que naturalmente tendem a surgir nas situações adversas, principalmente. Amar incondicionalmente exige coragem, persistência e força. Com certeza, não é para qualquer um. Exige treinamento e superioridade. Amar e ajudar as pessoas que nos tratam bem não representa nada de excepcional. Amar e ajudar as pessoas que não nos tratam bem, e tentam de todas as formas te prejudicar, isso é um exercício dos ensinamentos de Deus. Claro que você pode cometer erros na vida, todos cometem. Mas que sejam eles causados por amor, de algum modo.
Por outro lado, você pode escolher ser uma pessoa má, rancorosa, cheia de mágoas no coração, vivendo para ver e providênciar o mal para outras pessoas. Escolher o ódio como seu princípio básico e responder a todos os eventos da vida com ele. Isso é uma decisão sua. Muitas vezes até inconsciente. Mas de qualquer forma, sua atitude será sempre sua única responsabilidade perante ao julgamento final. Acredite você nisso, ou não.Uma pessoa que escolhe trabalhar com estrume dia e noite, irá eventualmente ter o cheiro e tudo mais impregnado profundamente nela. Não importa onde ela vá, quantos banhos tome, quanto perfume use. O estrume já faz “parte” dela. Ela se torna o que faz. Exala por todos os poros e boca. Já uma pessoa que escolhe trabalhar dia e noite com flores. Irá sempre exalar o perfume bom da sua escolha, sendo apreciada por todos a sua volta.
“Coincidências” acontecem na vida. Faça o bem, pense sempre positivamente e com amor. “Coincidentemente” tudo irá conspirar a seu favor. Você receberá amor e irá progredir cada vez mais. Um “grande exército” lutará as suas batalhas. Agora, faça o mal, pense negativamente e com ódio. Como resultado, “coincidentemente” tudo irá conspirar contra você. Você irá colher exatamente o que plantou, e sua vida será sempre um inferno. Considere como uma preparação para o que virá depois.
Contudo, a boa notícia é que temos o direito de escolher. Mais ainda, nunca é tarde para isso. Hoje é um ótimo dia para começar uma nova vida. Uma vida de paz, amor e felicidade!
Uma coisa é certa: se você deseja ser realmente uma pessoa de sucesso, digo, sucesso real, não apenas viver para prazeres passageiros, você precisa escolher ser uma pessoa boa e exercitar o amor incondicional. Isso é pré-requisito. Simples assim. É decisão sua!

Marcos Pontes
Colunista, professor e primeiro astronauta profissional lusófono a orbitar o planeta, de família humilde, começou como eletricista aprendiz da RFFSA aos 14 anos, em Bauru (SP), para se tornar oficial aviador da Força Aérea Brasileira (FAB), piloto de caça, instrutor, líder de esquadrilha, engenheiro aeronáutico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), piloto de testes de aeronaves do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), mestre em Engenharia de Sistemas graduado pela Naval Postgraduate School (NPS USNAVY, Monterey - CA).

A reprodução deste artigo é permitida desde que seja na íntegra e que seja citada a fonte: www.marcospontes.net